sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Cruz credo, quanta folia

Foto

Igreja contra distribuição de pílula no carnaval (Foto: Daniel Targueta / TV Globo)



Polêmica no Carnaval de PE

Igreja quer excomungar quem tomar pílula do dia seguinte



Letícia Lins - O Globo; Reuters/Brasil Online e Jornal Hoje

RECIFE - Polêmica em Recife. A prefeitura da capital resiste à pressão da Igreja Católica e informa que vai manter a iniciativa de disponiblizar a pílula do dia seguinte para mulheres que tenham mantido relações sexuais durante o carnaval sem camisinha ou que tenham sofrido estupro.

Duas prefeituras de Pernambuco vão distribuir o medicamento, mas a Pastoral de Saúde da Arquidiocese de Olinda e Recife considera a medida promíscua, quer vetá-la e promete ir até à justiça se as autoridades não desistirem da iniciativa.

Nesta quinta-feira, o arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, condenou a distribuição dos contraceptivos. Ele afirmou que a atitude é imoral, e que tanto quem distribui a pílula como quem usa está cometendo pecado passível de punição pelo direito canônico.

- É uma iniqüidade, uma atitude imoral, e nesse caso tanto quem pratica quanto quem incita está cometendo crime passível de excomunhão - afirmou o arcebispo, que vai orientar os padres das cem paróquias para que façam sermões contra a distribuição do contraceptivo.

Prefeituras argumentam que pílulas podem prevenir gravidez indesejada

Os kits serão distribuídos em postos de saúde instalados em locais de grande movimentação no Recife e em Paulista, região metropolitana. Cada estojo contém dois contraceptivos de emergência, além de uma camisinha masculina e uma feminina.

Segundo a prefeitura de Recife, a pílula não será distribuída aleatoriamente, mas sim para aquelas pessoas que precisarem. No ano passado a medida foi colocada em prática. As prefeituras das duas cidades argumentam que as pílulas podem prevenir a gravidez indesejada, principalmente entre os jovens.

- Para garantir os direitos sexuais das mulheres, a gente tem que garantir o acesso o mais rápido possível ao anticoncepcional, mas antes de tomar a pessoa tem que passar por uma consulta para o medicamento ser prescrito pelo médico - afirmou a gerente da Prefeitura do Recife, Benita Spinelli.

Para a Arquidiocese de Olinda e Recife, os comprimidos estimulam a prática do sexo e até mesmo do aborto.

- É uma decisão criminosa porque fere todos os princípios de defesa da vida e da sua concepção. A gente entende que a vida tem início a partir da fecundação. A prefeitura tem que orientar a população a não tomar esse caminho de cultura da morte - disse Vandson Holanda, da Pastoral da Saúde.

Governo vai distribuir 20 milhões de camisinhas para o Carnaval

Alheio a polêmica, mas de olho na prevenção, o ministério da Saúde deve enviar aos estados e ao Distrito Federal, na próxima semana, quase 20 milhões 20 milhões de camisinhas, um número 77 por cento maior do que os 11 milhões entregues no ano passado.

"O número de preservativos enviados atende aos planos de necessidades elaborados por Estados e municípios", afirmou em nota o Ministério da Saúde, que em 2007 comprou por licitação 1 bilhão de camisinhas ao valor de 0,06 real a unidade.

Somente em São Paulo serão distribuídos mais de 4,5 milhões de preservativos e, no Rio de Janeiro, 1,6 milhão, de acordo com comunicado do ministério. As camisinhas devem chegar a todos os Estados e ao Distrito Federal até o início da próxima semana. O envio de 19,5 milhões de preservativos representa a primeira distribuição deste ano.

Segundo o ministério, os preservativos serão entregues às Secretarias Estaduais de Saúde, que as repassarão ao municípios e para organizações da sociedade civil que desenvolvem ações de prevenção.

Os Estados das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste arcam com 10 por cento do valor total estimado dos preservativos, enquanto os do Sul e do Sudeste terão de desembolsar 20 por cento do montante total de camisinhas, segundo o ministério.

Um comentário:

Sylvia disse...

Ah, que saudades de D. Hélder Câmara. Se a Igreja Católica prossegue nesse ritmo acelerado de volta ao passado, logo, logo estará na Idade Média e começará a queimar as bruxas, passando antes pelo tempo da escravidão no Brasil, quando acreditava que os negros não tinham alma mesmo e, portanto, que diferença fazia se iam para o tronco ou não...