sábado, 29 de dezembro de 2007

Cartas publicadas no Estadão: Samba de uma nota só!

Quem acompanha a publicação das cartas dos leitores no jornal O Estado de São Paulo, por exemplo, percebe que uma rigorosa seleção "permite" mostrar uma "opinião pública" forjada pela vontade dos responsáveis da publicação.

Já tínhamos mostrado este comportamento "democrático" quando das aventuras de Floriano Pesaro, secretário de assistência e desenvolvimento social da administração Kassab, em New York. Na ocasião o Estadão publicou uma pagina de press-release do viajante Pesaro dizendo que estava colhendo inspiração na grande maça para implementar um programa revolucionário, o Bolsa-Aluguel.

Confrontado com as provas que Pesaro era o responsável do fechamento deste programa implantado na administração Marta Suplicy, o Estadão ignorou todas as reclamações e jogou no lixo as cartas sobre o tema. (veja sobre este assunto Mídia: o pluralismo em questão ; Jornal O Estado de São Paulo: após artigo fajuto, a censura ; O jornal O Estado de São Paulo continua a se fingir de morto).

Agora, o mesmo Pesaro ataca, no espaço generosamente oferecido pelo jornal, a suposta demagogia de Lula com os pobres. A resposta do deputado federal Carlos Zaratini, como parece ser a praxe no "democrático" jornal, não foi publicada.

Aqui publicamos as duas cartas.

Luis Favre


Demagogia com os pobres
25/12/2007

Mais uma vez o presidente Lula vem a São Paulo para um ato de explícita demagogia com os humildes. Sábado esteve pela quinta vez com os movimentos políticos de catadores e de população de rua ligados à Igreja Católica. Na Casa de Oração, prometeu, pela quinta vez, ceder prédios públicos, Bolsas-Família e diversos outros programas federais a esses movimentos. Nestes cinco anos não conseguiu assegurar nenhuma de suas promessas e, pior, vem a São Paulo sem conhecer o trabalho realizado pelo poder público municipal e por ONGs conveniadas. Infelizmente, o presidente prefere fazer teatro com os pobres, em vez de dialogar seriamente com os gestores públicos para entender melhor as necessidades e ofertas a esta população marginalizada. Uma pena.

FLORIANO PESARO, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, membro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social

Para o Fórum dos Leitores

O Estado de São Paulo

Sr. Redator,

Quem o Sr. Floriano Pesaro pensa que é para criticar as políticas sociais do Presidente Lula? Um Secretário que não permite que as pessoas se inscrevam para receber o Bolsa Família pois, segundo suas regras,têm que aguardar a visita da Prefeitura para serem cadastradas e isso só acontece em alguns distritos da cidade - uma visita que será feita por uma ONG chamada Instituto Via Pública, que até setembro deste ano só havia cadastrado 31.800 famílias em 14 distritos. Com isso impede que milhares de famílias tenham acesso ao Bolsa Família e aos descontos na conta de energia.

Um Secretário que faz parte de um Governo que acabou com o Bolsa Aluguel e instituiu o "Cheque Despejo" de R$ 5mil como política habitacional, empurrando para a periferia ou para as cidades vizinhas os moradores de favelas, sem resolver o problema da moradia. Um Governo que repete o PAS com as AMAs e abandona os postos de saúde e o tratamento mais especializado e prolongado. Secretário, cuide mais da nossa cidade que em 2008 estará arrecadando o dobro do que arrecadava em 2004. Isso é que é aumento da carga tributária!

Dep. Federal Carlos Zarattini

Nenhum comentário: