sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Tucano voa baixo e pensa que é condor

Fernando Henrique Cardoso voltou a evocar o monstro do Loch Ness (terceiro mandato) e com soberba proclamou:

"- O programa do nosso partido tem posição muito clara. Somos contrários a qualquer mudança da regra eleitoral neste momento no Brasil. A alternância de poder faz parte da democracia. Eu nunca vi regime democrático presidencialista que aceite um terceiro mandato. Eu não conheço um regime democrático de verdade que não imponha uma limitação a duas vezes - afirma."(Portal O Globo)

O regime francês é um presidencialismo semi-parlamentar. O poder emana do presidente que nomeia o governo, pode dissolver o parlamento, comanda as forças armadas, preside o conselho de ministros e é eleito ao sufrágio universal direto. Na França não existe limite para o mandato presidencial, pode ser um, dois, três, quatro... ele depende inteiramente da vontade eleitoral do povo. Em Estados-Unidos o limite de dois mandatos só foi introduzido depois da segunda guerra, a democracia americana vigorava fazia já muito tempo.

A alternância de poder na democracia exige ganhar as eleições. Ela é incompatível com mudar as regras eleitorais no meio do seu próprio mandato para se beneficiar, como fez FHC. Mas é não só democrático, como altamente educativo para a soberba tucana, se o apoio popular ao governo Lula se traduzir em 2010 na continuidade dessa política voltada para as maiorias e que Lula representa. Com outra candidatura, mas com os mesmos compromissos, isto é possível e desejável para os interesses populares.

Assim os tucanos continuaram dando lições de português e aplaudidos nos Jardins. E o Brasil por sua vez continuará a diminuir a pobreza, o desemprego e a desigualdade social e racial. Com mais universidades e diplomas para os filhos das classes populares.

Foi necessário um operário sem diploma ser presidente, para que filho de pobre tenha vez e ... diploma.

Luis Favre

2 comentários:

Sylvia disse...

Ouvi dizer que tucano é um pássaro que não constrói o seu ninho e para chocar os ovos, usa o ninho do vizinho. Lula foi o responsável pela abertura política no Brasil, porque foi o único que teve coragem e condições de colocar o povo nas ruas, nas greve em São Bernardo, numa época em que as reuniões eram sempre feitas às escondidas, entre 3 ou 4 figuras bem pensantes. Lula botou o povo nas ruas, nas greves no ABC e quando os tucanos, que na época eram ainda peemedebistas, viram aquilo, logo ocuparam os lugares, foram aos palanques, criaram coragem e a abertura aconteceu. Por pouco que o Lula nem na foto saía, porque os futuros tucanos se apossaram daquele ninho, Montoto se elegeu governador e eles imperam em São Paulo até agora, exceto quando a Marta (aliás, antes teve a Erundina) ganhou a eleição para a prefeitura e mostrou pra eles o que é competência, o que é ter projeto e o que é ser humana. E Lula em seguida, conseguiu finalmente se eleger para o cargo, que os usurpadores tinham lhe tomado, para o cargo, seu por merecimento, desde a época em que deu o primeiro passo na abertura política deste país. Tucano não cria, copia.

Sylvia disse...

Tucano é antes de tudo, usurpador. Na campanha para a prefeitura, Serra usou sem o menor constrangimento, o logo do ridículo boneco mais famoso do planeta, o SMILE e a frase mais usada pela juventude babaca de nossos dias: Serra é do bem. Depois confundia a cabeça do eleitor o tempo todo, usando frases da eleição anterior do Lula, como AGORA É SERRA e outras que nem lembro mais. Quem não tem nem criatividade para fazer um mísero programa eleitoral do horário gratuito na televisão, vai saber comandar um país como o nosso? Nessa gestão Serra/Kassab São Paulo está suja, desgovernada, desnorteada, o PCC invade quando quer e ninguém tem nem noção de projetos executados para o bem do povo, que tudo engole calado e ainda tem a coragem de eleger Serra para governador, depois dele ter abandonado a Prefeitura na mão do Kassab. A democracia sem dúvida é o melhor regime político, mas que é duro esperar o povo crescer, isso é. Que é duro ver tanto projeto abortado nas mãos dessa dupla nefasta, isso é.