sábado, 24 de novembro de 2007

Ministra do Turismo participa da abertura do Festival de Gramado

    • Ministra Marta com crianças carentes de grupo de dança gaúcho Foto: Andréia Elis/MTur
Gramado (23/11) - A ministra do Turismo, Marta Suplicy, participou, na quinta-feira à noite (22), da solenidade de abertura da 19° edição do Festival do Turismo de Gramado – “Unindo Povos, Gerando Negócios”. O festival representa uma das maiores feiras do setor de negócios da América Latina, reunindo empresários de 20 países. O evento é realizado no Palácio dos Festivais, em Gramado, na Serra Gaúcha.

“O trabalho da iniciativa privada é mais um artifício que temos para o desenvolvimento do turismo. Feiras como esta de Gramado ajudam toda a cadeia produtiva do turismo, já que promove nossos roteiros e proporciona a promoção e a comercialização de nossos produtos”, disse a ministra para empresários de mais de 1,5 mil empresas expositoras do setor.

A ministra recebeu das promotoras do festival Marta Rossi e Silvia Zorzanello uma pintura de São Pedro, padroeiro de Gramado, que faz referência ao lançamento, na edição deste ano, do Salão de Turismo Religioso. “O turismo religioso vem crescendo a cada ano e, pela primeira vez, este segmento está sendo mostrado no Festival de Gramado. A intenção dos organizadores é abordar todos os tipos de nichos do turismo. No ano passado, lançamos o Salão de Turismo de Saúde e, agora, é a vez do turismo místico”, explicou Marta Rossi.

Para a ministra, o turismo religioso é uma grande tendência. “Esse segmento tem grande impacto na inclusão social, que é o que propomos em nossos projetos para os próximos quatro anos. Lançamos, recentemente, o Programa Viaja Mais Melhor Idade, criando condições para que pessoas a partir dos 60 anos visitem os destinos brasileiros”. A inclusão social foi um dos temas da abertura do evento. Um exemplo disso foi a apresentação de dança, realizado pelo grupo Arte e Samba e Restinga Crew, de Porto Alegre, e Raízes da Paz, de Canoas – todos formados por crianças, atendidas por organizações que prestam assistência a pessoas carentes.

O secretário de turismo do Rio Grande do Sul, Luis Augusto Lara, destacou a importância da atuação do Ministério do Turismo para o crescimento do setor: “Foi uma grande ação do Governo Federal, criar o Ministério do Turismo. Mesmo com apenas cinco anos de existência, a pasta já mostrou que é um fenômeno, pois é a que mais cresce e tem excelentes perspectivas para o futuro”.

Troféu – A ministra do Turismo participou também da entrega do Troféu “Amigos do Festival”, destinado às pessoas que, no decorrer dos anos, incentivaram o crescimento do evento. O secretário nacional de Políticas de Turismo do MTur, Aírton Pereira, foi um dos homenageados. “Sabemos da importância de um evento como este. O Rio Grande do Sul tem uma grande potencialidade de promoção do setor junto aos países da América Latina. Por isso, vamos procurar contribuir sempre”.

Depois da solenidade de abertura do festival, a ministra Marta Suplicy e o prefeito de Gramado, Pedro Henrique Bertolucci (PP/RS), assinaram convênio para a implantação da 2° etapa da rede elétrica subterrânea na avenida Borges de Medeiros e implantação de sinalização turística no município. Outro convênio foi assinado com o prefeito de Canela, Cleomar Eraldo Porte, para implantação de sinalização turística, construção de portal turístico e revitalização da área central da cidade.

“Para que o turismo dê certo e se firme realmente, investimentos são necessários. É preciso investimento em infra-estrutura, qualificação e promoção do destino. Os destinos turísticos do Rio Grande do Sul já são conhecidos nacional e internacionalmente, principalmente Gramado. No entanto, o investimento deve ser feito em toda a região”, declarou a ministra, depois da assinatura dos convênios.

O prefeito de Gramado, Pedro Henrique Bertolucci, comentou a parceria com o MTur: “O trabalho de crescimento da cidade só é possível por meio de boas parcerias. Uma delas, que consideramos muito importante, é esta com o Ministério do Turismo. Estabelecer alianças é o segredo neste mundo globalizado.”

Nenhum comentário: