sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Mergulhados num pântano de luxo

Por Luíza Mendes Furia - Valor (para assinantes)

"As Viúvas das Quintas-Feiras" - Claudia Piñeiro


Editora Alfaguara, 256 págs., R$ 35,90

É 27 de setembro de 2001, uma quinta-feira. O mundo ainda está abalado com o atentado ao World Trade Center. Num condomínio de alto luxo, construído num terreno onde antes havia um pântano, nas cercanias de Buenos Aires, três homens estão mortos na piscina da casa de um deles. Um quarto homem volta para casa antes do horário habitual daquele dia dedicado à reunião com os amigos e vizinhos, longe dos filhos, das mulheres e das empregadas. O que os levou à morte?

Novo nome da literatura argentina, já detentora de vários prêmios importantes, entre eles o Clarín de Romance para este livro, Claudia Piñeiro conduz o leitor por uma história de ganância, futilidades e falsa moralidade no seu país de fim da década de 1980 - mergulhado na crise econômica - ao início deste século. A partir da morte dos três homens, profissionais altamente qualificados, mas desempregados, todo um mundo de aparências vem à tona.


Numa trama muito bem amarrada e precisa ela expõe as idiossincrasias e o egoísmo da elite sul-americana (tudo seria também muito plausível no Brasil), seu alheamento da realidade social, seus preconceitos raciais e sexuais, seu "enclausuramento" em condomínios fechados, sob pretexto de viver mais perto do verde, sua supervalorização de tudo o que é caro e importado e o extremo esforço para ocultar as perdas ou tentar recompensá-las por meios ilícitos quando o sistema financeiro do país começa a ruir. O leitor ficará eletrizado com o golpe de mestre que espera todos no fim da história.

Nenhum comentário: