sexta-feira, 29 de junho de 2007

PT e PSDB antecipam disputa de 2008 em Curitiba

Marli Lima

A advogada e ex-diretora financeira de Itaipu Binacional, Gleisi Hoffmann, mulher do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, gostou de sua primeira experiência nas urnas e já não esconde o interesse em participar de um novo desafio. No último pleito ela candidatou-se ao cargo de senadora pelo PT e, com 45% dos votos, por pouco não desbancou o veterano Álvaro Dias (PSDB), que conseguiu 50%. A petista quer agora ser a primeira prefeita da capital paranaense e tem total apoio do partido.

"A candidata à prefeitura será a Gleisi", afirmou o deputado federal Ângelo Vanhoni (PT), que concorreu ao executivo municipal nas últimas três eleições. Ontem, Vanhoni e Gleisi almoçaram na capital paranaense com a ministra do Turismo, Marta Suplicy. Três dias antes, o atual prefeito da cidade, Beto Richa (PSDB), recebeu o governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Questionada se a campanha já havia começado para os dois, Gleisi respondeu em tom de brincadeira. "Campanha pra saber quem vai trazer mais gente pra cá? Essa eu ganho."

Ao trazer Aécio, Richa, que não nega o interesse em ser reeleito para, no futuro, tentar pela segunda vez o governo estadual, reuniu centenas de empresários e políticos para um almoço em que ele próprio era o homenageado. Gleisi também cercou-se de políticos e empresários para recepcionar a ministra. "Não sou amiga de todos os ministros, mas a Marta eu conheço desde quando ela era deputada e eu trabalhava no Congresso", lembra a petista, que tem como uma das bandeiras a defesa dos interesses das mulheres.

Gleisi disse que a vinda da ministra ao Paraná já estava acertada há algum tempo e que, como ela participou de evento em Foz do Iguaçu, aproveitou para passar por Curitiba. Com isso, a petista aproveitou para cumprir uma promessa de quando foi candidata ao Senado, de chamar a atenção para o potencial de turismo religioso em Paranaguá, no litoral do Paraná, onde anualmente ocorre uma festa à padroeira do Estado, Nossa Senhora do Rocio.

Sobre seu futuro político, ela responde que está estudando. Mas emenda: "Não vou sair da política. Com a votação que alcancei, tive mostras de confiança." Questionada se será, então, candidata a prefeita, ela não esconde os planos. "Há grande chance de eu ser candidata, sim, e estou estudando gestão de cidades. Estou apaixonada pelo assunto." Leia mais no Valor (para assinantes)

Nenhum comentário: