terça-feira, 26 de junho de 2007

Lula tem 64% de aprovação pessoal, aponta CNT/Sensus

IG Último Segundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aprovado por 64% da população brasileira, por seu desempenho pessoal. A informação é da 89ª Pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta terça-feira, em Brasília. A avaliação positiva do governo ficou em 47,5% e a negativa em 14%.

Conversa Afiada: Vavá e apagão aérea não atingem Lula

A rejeição do desempenho pessoal do presidente Lula é de 29,8% dos entrevistados.

A crise aérea e o indiciamento do irmão do presidente Lula, não afetaram a avaliação positiva do governo, que registrou o segundo melhor índice desde o escândalo do mensalão em maio de 2005. O valor, no entanto, ainda fica dentro da margem de erro que é de 3 pontos percentuais. Em abril de 2007, último levantamento do Instituto de Pesquisa, 49,5% dos entrevistados consideravam o governo positivo.

O bom desempenho pessoal, segundo o diretor presidente do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, aponta que "há um cenário de estabilidade positivo para o presidente, embora haja denúncias e conturbação no cenário político".

Questionado sobre a confiança na economia brasileira, 47% dos entrevistados consideraram que a política econômica de governo tem sido conduzida de forma adequada, enquanto 40,6% entendem ser inadequada. A aprovação da política econômica aumentou 11,5 pontos percentuais em relação ao levantamento de agosto de 2006.

Crise aérea

Apesar de não ter afetado a popularidade do presidente Lula, a crise aérea é conhecida por 77,9% dos entrevistados. Desse universo, 58,8% entendem que o governo tem condições de resolver os problemas nos aeroportos no curto prazo. Enquanto 35,5% acreditam que o governo nao conseguirá solucionar o problema em breve.

A desmilitarização do setor aéreo, uma das principais reivindicações dos controladores de vôo é aprovada por 43,8%, enquanto 42,2% acham que o controle deveria se manter com os militares.

O caso Vavá, irmão do presidente Lula indiciado por tráfico de influência e exploração de prestígio, é conhecido por 74,1% dos entrevistados. Desses, 70,7% consideram que a descoberta do esquema de corrupção envolvendo o irmão do presidente é negativo para o governo; 75,1% das pessoas ouvidas no levantamento avaliam que as denúncias contra Vavá são verdadeiras e 52,2% acham que o presidente Lula tinha conhecimento prévio do suposto tráfico de influência de seu irmão. O indiciamento de Vavá no caso é aprovado por 76,9% das pessoas que responderam à pesquisa, enquanto 14,6% avaliam que o indiciamento não foi correto.

Violência

Questionados sobre o aumento nos índices de violência e criminalidade 76,1% dos entrevistados, afirmaram que a questão está fora de controle, enquanto 18,7% apontam que está razoavelmente controlada e 3,7%, bastante controlada pelas autoridades. A forma de violência que mais ameaça os brasileiros, segundo a CNT/Sensus é o assalto em casa ou na rua, com 38,4%, seguido do tráfico de drogas, com 31,7% e do estupro, com 9,0%.

Reforma Política

Considerada prioridade no Congresso Nacional, a reforma política é desconhecida por 51,5% dos entrevistados e 46,8% têm acompanhado a discussão do tema ou já ouviram falar nele. Entre os que conhecem a questão, 50.5% aprovam a fidelidade partidária, 75,2 são contra financiamento público de campanhas eleitorais e 74,0% condenam a adoção de lista fechada. De acordo com a CNT, "a reforma política da forma como está apresentada pelo Congresso, deve ser repensada e rediscutida para se chegar a consenso entre o que pensam os congressistas e a maioria da população brasileira". Para 59,1% dos entrevistados, a alteração na legislação eleitoral não será votada este ano.

Aquecimento global

A pesquisa CNT/Sensus buscou avaliar ainda qual é o nível de percepção da população brasileira em relação ao meio ambiente e ao aquecimento global. 70,5 dos que responderam às perguntas avaliam que a população em geral é a principal responsável pelos problemas ambientais e 25,8% acham que os governos é que devem cuidar dessa tarefa. No que diz respeito à preservação da floresta amazônica, 54,5% acham que a tarefa ser responsabilidade exclusiva do Brasil e 39,8% argumentam que organismos internacionais deveriam forçar os demais países a preservar o bioma. A política de combustíveis renováveis, entre os quais o biodiesel é aprovada por 82,7% dos entrevistados e considerada negativa para o país por 8.,0% das pessoas.

A 89ª Pesquisa CNT/Sensus entrevistou 2 mil pessoas, entre os dias 18 e 22 deste mês de junho, em 136 municípios de 24 Estados, nas cinco regiões do País.

Veja a íntegra da pesquisa

Nenhum comentário: