sexta-feira, 22 de junho de 2007

FIERJ denuncía a BBC por anti-semita

Too British or Not Too British essa é a questão!

José Roitberg*

Para quem está acompanhando o desenvolvimento da "Questão Britânica", com boicote de acadêmicos e universidades contra Israel, boicote de jornalistas contra notícias favoráveis à Israel e provável remoção do ensino do Holocausto por parte de professores agindo individualmente em escolas inglesas, ontem tivemos um novo round.


A BBC, não esqueça do boicote dos jornalistas ingleses, publicou ontem (21/jun/2007), para o mundo inteiro, uma notícia especificamente anti-semita. A maioria da mídia séria optou por deixar isso de lado, mas a mídia baseada em copiar-e-colar, principalmente a que tem contratos fortes com a BBC e BBC-Brasil, publicaram a matéria na íntegra. Outras mídias, vendo o assunto, também usaram seu caráter sensacionalista e mantiveram uma nota no ar durante todo o dia 21, como foi o caso da Band News TV.

Na matéria da BBC, e apenas dela, um trabalho de um obscuro dr Bassem Habeeb, que tabalha no hospital Hollins Park Hospital, da pequena cidade de Warrington, no Norte da Inglaterra, nem foi apresentado, mas apenas circulou no encontro mundial do Royal College of Psychiatrists, ou seja, de médicos da esfera britânica.

Segundo o panfleto de propaganda de negação do Holocausto do dr. Bassem Habeeb, Hitler perseguiu os judeus e decidiu exterminá-los porque contraiu sífilis na relação com uma prostituta judia em 1908! Não há outra razão. Hitler teria 19 anos na ocasião e evidentemente não há registro das atividades sexuais dele...

Este Bassem, baseia sua teoria, apresentada como fato em algumas mídias brasileiras e na Band News TV, em observações de textos de outros autores sobre o comportamento, não só de Hitler como de outros líders múndiais, como Woodrow Wilson, e Statlin que também tiveram seus governos e decisões comandados por doenças, segundo Bassem.

Esse revisionista, não só tira a responsabilidade de Hitler e dos nazistas, como é mais um que culpa os judeus pela sua própria perseguição. Neste caso, apenas uma mulher seria a responsvál total... Mais abominável que isso é a mídia brasileira acolher essa asneira e divulgá-la de forma isenta como notícia verdadeira e válida!

A BBC e qualquer jornalista sabem que os títulos e sub-títulos são os mais lidos numa matéria e que muita gente não lê os textos, mas apenas o que está em evidência. Os títulos utilizados pela BBC, são: "Hitler pode ter lançado holocausto 'por ter pegado sífilis de uma prostituta judia'" (com o erro no "pegado" mesmo) e o subtítulo extremamente racista e anti-semita "Doença de judeu" no parágrafo que começa a falar sobre a sífilis propriamente dita.

Essa não é a trigésima vez que a BBC-Brasil se porta de forma anti-semita aberta em seus títulos e notícias do serviço em português para o Brasil e a cada vez, devemos protestar! (...)

O artigo de José Roitberg na integra no Informes da FIERJ

Matéria completa no site da BBC - clique aqui

* José Roitberg é jornalista e diretor de Comunidade na TV

Nenhum comentário: