terça-feira, 22 de maio de 2007

Retorno do Brasil supera 1.000%

JOHN AUTHERS DO "FINANCIAL TIMES"

É fácil desconsiderar o Brasil. Afinal, os mercados estão animados pelo índice Standard & Poor's 500 (S&P 500) ter batido um recorde histórico. Mesmo assim, o Brasil merece mais atenção, por ter oferecido aos investidores retornos líquidos superiores a 1.000%, em termos de dólares, em menos de cinco anos. Leia mais aqui

Os títulos do país agora estão sendo vendidos com ágio de rendimento de apenas 140 pontos básicos (1,4 ponto percentual) diante dos papéis do Tesouro dos Estados Unidos, de acordo com o J. P. Morgan; esse é o menor ágio já registrado, e fica bem abaixo dos 2.400 pontos básicos que esse indicador registrava quando Lula foi eleito. O índice Bovespa, referência das Bolsas brasileiras, avançou em 520% desde que Lula foi eleito, ou espantosos 1.146% em termos de dólares.

Em longo prazo, essa recuperação se deve aos progressos brasileiros quanto à disciplina fiscal e monetária. A onda de vendas nos dias que antecederam a vitória de Lula intensificou a recuperação: acontece que os mercados estavam completamente errados sobre ele. Leia mais aqui na Folha de São Paulo (para assinantes)

Nenhum comentário: