terça-feira, 29 de maio de 2007

Pensata de Valdo Cruz na Folha Online


Meta é alta e vai baixar

Quem diria, hoje já é possível ouvir dentro do governo Lula, de gente do primeiro time, que a meta de inflação de 4,5%, válida para esse e o próximo ano, é "alta" e será reduzida para 2009. Ou seja, internamente já é dado como certo que a meta de inflação vai cair e deve ir para os 4%.

Algo totalmente inimaginável durante o primeiro mandato, quando chegou-se até a discutir reservadamente a tese de que era melhor aceitar um pouco mais de inflação a fim de permitir que o país crescesse um pouco mais. Tese que acabou derrotada pela dupla Antonio Palocci/Henrique Meirelles, que conseguiram convencer o presidente de que era importante manter tudo como estava para dar credibilidade ao sistema de metas de inflação.

Agora, até aqueles que torciam o nariz para a meta de 4,5% e defendiam um pouco mais de inflação estão mudando de lado. Justificativa: o cenário econômico mudou tanto que só uma tragédia na economia fará com que a inflação fique acima de 4% nos próximos anos. Em 2006, ficou em 3,1%. No atual, a previsão é de 3,6%. E por aí deve ficar nos anos seguintes.

Licenças à vista

Saem essa semana, provavelmente na quinta-feira, as licenças ambientais para as usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira. Foi tudo acertado na sexta-feira passada.


Os dois lados que se digladiavam, Dilma Rousseff (Casa Civil) e Marina Silva (Meio Ambiente) juram que fizeram as pazes e tudo está acertado. O discurso interno é que as duas usinas vão se transformar num caso exemplar dentro do governo de como devem ser tratadas as licenças ambientais.

Não é o caso de atropelar e destruir o meio ambiente nem de imperar o radicalismo ecológico. Dentro do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio e Ambiente e Recursos Renováveis) havia muita gente que era simplesmente contra qualquer tipo de hidrelétrica na Amazônia e ponto final. Esse grupo foi derrotado. Como também não prevaleceu a posição daqueles que defendiam atropelar o grupo de Marina Silva. O país só vai sair ganhando. Leia mais aqui

Nenhum comentário: