domingo, 27 de maio de 2007

A estátua do Cristo Redentor, de 38 metros de altura, levou 5 anos para ser construída

DA SUCURSAL DO RIO DA FOLHA DE SÃO PAULO

O Cristo Redentor foi inaugurado em 12 de outubro de 1931, mas sua história começou bem antes. Em meados do século 19 a Igreja Católica já desejava fazer um grande monumento religioso no Rio.As comemorações do centenário da Independência deram o impulso definitivo. Mas, em 1922, só foi possível lançar a pedra fundamental da estátua.

Mesmo com acesso por uma estrada e uma ferrovia eletrificada, a construção de uma escultura gigantesca num pico de montanha situado 710 metros acima do nível do mar foi extremamente difícil, levando cinco anos para ser concluída.As obras começaram em 1926, três anos depois de ser escolhido um projeto do engenheiro Heitor da Silva Costa. O artista plástico Carlos Oswald fez o desenho final da estátua, que ficou a cargo do escultor francês de origem polonesa Paul Landowski.

Herdeiros de Landowski reivindicaram direitos autorais por causa da escultura, mas nunca tiveram isso reconhecido. Os direitos sobre a imagem do Cristo pertencem à Mitra Arquiepiscopal do Rio. A escultura é tombada pelo patrimônio histórico desde 1937.

Feito em pedra-sabão e estilo art déco, o Cristo tem 38 metros de altura, sendo oito no pedestal e 3,75 m na cabeça. A distância entre as pontas das duas mãos é de 30 metros. Cada mão mede 3,2 metros e pesa oito toneladas. O peso total do monumento é de 1.145 toneladas. Na última reforma, em 2003, foram postas escadas rolantes para se chegar à estátua.

Nenhum comentário: