quinta-feira, 26 de abril de 2007

Nota vermelha para a Educação

do Jornal da Tarde

Números mostram que a qualidade do Ensino Fundamental em São Paulo está baixa

BARTIRA BETINI e MARIA REHDER

Um total de 500 municípios dos 525 que oferecem Ensino Fundamental na rede estadual de 5ª a 8ª séries no Estado de São Paulo tem nota abaixo de 5. Esse dado faz parte do levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que será divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

O Ideb leva em consideração dois fatores que interferem na qualidade do ensino: o rendimento escolar, por meio das taxas de aprovação, reprovação e abandono, e as médias de desempenho dos alunos nas avaliações nacionais - Saeb e Prova Brasil.

O Ideb será o indicador que o MEC usará para a verificar o cumprimento das metas fixadas no 'Compromisso Todos pela Educação', um dos itens do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Todos os municípios brasileiros receberam notas de 0 a 10 e as redes municipais e estaduais foram separadas e avaliadas, cada uma, de 1ª a 4ª e de 5ª a 8ª. O baixo desempenho dos alunos de 5ª a 8ª séries também foi constatado na rede municipal paulista: das 158 cidades que oferecem ensino municipal nessa faixa, 152 receberam média abaixo de 5.

Ao avaliar os alunos da rede estadual do Estado de São Paulo de 1ª a 4ª, o Ideb constatou que 154 dos 236 municípios que oferecem esse tipo de ensino estão com nota vermelha. E na rede municipal são 345 de 481.

Para Carlos Ramiro, presidente da Apeoesp, os números não são uma surpresa. 'Pela infra-estrutura e condições de trabalho o resultado não podia ser outro. Uma das ações para mudar isso de imediato seria a criação do Sistema Único de Ensino, estadual e municipal, o aumento da carga horária, porque o aluno hoje fica pouco tempo na escola, e a participação da sociedade no contexto escolar', acredita. Leia mais aqui

Nenhum comentário: