sexta-feira, 27 de abril de 2007

Ministra visita instituição de ensino de turismo da Áustria e propõe bolsas para universitários brasileiros

A Modul é uma renomada instituição de formação em turismo e a segunda mais antiga do mundo voltada para o ensino da hotelaria

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, visitou nesta sexta-feira (27) a escola “Modul”, renomada instituição de formação em turismo na Áustria. É a segunda mais antiga do mundo. A escola completará 100 anos em 2008, e ensina jovens de 14 a 19 anos a atuar em todas as áreas da hotelaria, desde as mais simples funções à gerencia. Também recebe jovens a partir dos 18 anos, com ensino médio completo, para um curso intensivo que seriam dois anos de nível superior. Depois de cursar a Modul, os jovens ficam aptos a prosseguir estudos universitários.

“O trabalho aqui é fascinante, e eles ainda estarão inaugurando a partir de julho, com apoio da iniciativa privada, uma Universidade-Hotel. Vão oferecer graduação, pós-graduação (mestrado) e, a partir de 2012, doutorado. Propus uma ação junto ao Brasil: a oferta de bolsas para cinco estudantes universitários de turismo. Poderíamos promover um concurso para selecionar os estudantes”, explica a ministra.

O modelo de ensino da Modul conjuga teoria e prática. Suas instalações compõem a escola junto a um hotel de padrão quatro estrelas. Os alunos têm quatro dias de aulas voltadas à formação e um dia de prática no hotel.

Além da possibilidade de bolsas de estudos, a ministra Marta Suplicy, que almoçou com a presidente da Câmara de Economia de Viena – entidade que reúne representações patronais e de trabalhadores –, Brigitte Jank, abordou o interesse em se firmar parcerias entre Áustria e Brasil, envolvendo ações para a formação de mão-de-obra qualificada. “Penso numa ação junto com parceiros como Sebrae, Senai e Senac”, disse a ministra.

(comunicado do Ministerio de Turismo)

Nenhum comentário: