sexta-feira, 27 de abril de 2007

Eleição do Cristo poderá gerar 250 mil empregos

26.04.2007

Publicitário calcula incremento de US$ 271 milhões na economia do RJ

VERÔNICA BACHINI
DO JORNAL DO COMMERCIO (RJ)

Um incremento na economia de US$ 271 milhões e a criação de 250 mil empregos. É o que pode ocorrer no Brasil com a escolha do Cristo Redentor como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, eleição promovida pela organização suíça New Seven Wonders com outros 19 pontos turísticos conhecidos mundialmente. As estimativas são do Banco Central (BC) e do Ministério do Trabalho e Emprego, respectivamente, e foram mostradas ontem pelo diretor-presidente da Aroldo Araújo Comunicações Ltda, Aroldo Araújo, responsável pela campanha Vote Cristo. Ele é uma Maravilha, na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Estavam presentes o vice-presidente da associação, Antenor Barros Leal, e o diretor de Marketing da Bradesco Seguros, que está na linha de frente do apoio à campanha, Jorge Pohlmann.

Segundo Araújo, o monumento não só é um ícone nacional, mas sua escolha como candidato nessa eleição foi bem feita tanto do ponto de vista turístico quanto artístico e religioso. De acordo com a Embratur 2,29 milhões de viajantes brasileiros fazem visitas religiosas no País por ano. Quando o Cristo foi considerado santuário no ano passado, por exemplo, foi estimado um aumento de 30% no número de visitantes. Imaginem a projeção do monumento se ele for eleito, comentou o publicitário.

Aroldo Araújo disse que o turismo é a quinta maior receita do País em moeda estrangeira, cujo faturamento passou de US$ 3,8 bilhões em 2005 para US$ 5,4 bilhões no ano passado e com 52 setores da economia ligados a ele diretamente. De acordo com o publicitário, os promotores da campanha e o trading de turismo brasileiro se baseiam principalmente no potencial do catolicismo. Cerca de 34,4% da população do mundo é cristã, sendo metade católica, algo em torno de 1,12 bilhão de pessoas, afirmou.


Os dados da Enciclopédia Mundial das Religiões, com números de 2005, mostram ainda que as Américas possuem 534,3 milhões de católicos, e a Europa 279,9 milhões. Os países que mais contam com seguidores do catolicismo são o Brasil (136 milhões de pessoas), o México (99 milhões), os Estados Unidos (com 66 milhões de seguidores), e a Itália (55 milhões).

O anúncio dos ganhadores será feito no próximo dia 7 de julho, não por acaso em 7/7/7, já que a organização pretende promover a eleição a cada 100 anos, na reprise da data, na cidade de Sete Colinas, em Portugal, país que não possui candidato. Foi convidado para anunciar os sete monumentos o ator Sean Connery, o primeiro 007 do cinema, e na ocasião da festa será realizado um jogo de futebol com os principais jogadores que fizeram história com a camisa sete.

Segundo Jorge Pohlmann, a campanha vai continuar com cartazes em lojas e até nas missas das igrejas, com o intuito de despertar o interesse das pessoas em participar da votação. A idéia será promovida também durante a canonização do Frei Galvão pelo Papa Bento XVI, no Pacaembu, no dia 11 de maio. Apoiamos esta campanha porque acreditamos que o Cristo é um símbolo de paz, e que com isso o Rio de Janeiro dará a volta por cima, disse Pohlmann.

Ligações de celular para a votação
Na campanha para eleger o Cristo Redentor como uma das novas Sete Maravilhas do Mundo, os funcionários da Bradesco Seguros e Previdência votaram em peso pelo celular enviando uma mensagem de texto com a palavra Cristo para o número 49216.

A seguradora contratou promotoras para percorrer os departamentos da empresa e angariar votos para o monumento. Em dois dias mais de 3 mil ligações foram feitas. Depois de votar, o eleitor ganha a camiseta eu votei.

O Cristo Redentor, um dos cartões-postais mais famoso do Brasil - se não o mais famoso - pode entrar para a história da humanidade se for escolhido uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

apoio
A Bradesco Seguros e Previdência, líder no mercado segurador latino-americano, decidiu apoiar a campanha Vote Cristo. Ele é uma Maravilha.

O apoio contempla ações externas, como extensa campanha publicitária em jornais, revistas, rádios e TVs, além de ações internas realizadas com seus funcionários, segurados e parceiros comerciais.

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